Início » Higiene Ocupacional

Higiene Ocupacional

A  higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A Higiene Ocupacional consiste em combater as doenças profissionais.

Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.

No Brasil, temos a ABHO – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, que tem os direitos de publicação, em português, do livreto da ACGIH -American Conference of Governmental Industrial Hygienists – entidade esta que desenvolve e publica anualmente limites recomendados de exposição ocupacional chamados Valores Limites de Exposição: Threshold Limit Values (TLV ‘s) para centenas de substâncias químicas, agentes físicos, e inclui Índices de Exposição a agentes Biológicos: Biological Exposure Indices (BEI).

No momento de elaboração do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – estes limites são utilizados quando detectados no ambiente os riscos físicos, químicos e biológicos que poderão trazer algum risco ou desencadear alguma doença no trabalhador exposto a estes riscos ou substâncias além do limite de exposição determinados pelo livreto da ACGIH.

Cabe ressaltar que por força de lei, devemos PRIMEIRO buscar os limites previstos em legislação brasileira, previstos nas Normas Regulamentadoras, principalmente a NR 15. Caso esta norma não contenha os limites de uma ou mais substâncias, devemos recorrer à ACGIH.

Para maiores informações e no desejo de adquirir publicações sobre Higiene Ocupacional, consulte o site da ABHO clicando aqui